Animais de Estimação

 

Pequenos preparativos e cuidados garantem o prazer da convivência e a saúde dos bichinhos.

Coelhos, hamsters, porquinhos da Índia, furões e ratinhos são animais de estimação divertidos e animados. Inteligentes, curiosos e brincalhões são fáceis de serem cuidados, distraindo crianças e adultos por anos a fio de companheirismo.

Pequenos preparativos e cuidados garantem o prazer da convivência e a saúde dos bichinhos.

Uma casa – informe-se sobre o habitat correto do bicho e certifique-se de estar instalando tudo para garantir-lhe o conforto adequado. Pequenos mamíferos resfriam-se com facilidade e devem ser mantidos longe de correntes de ar e umidade. Temperaturas muito altas e exposição direta ao sol também devem ser evitadas.

A casa deve ter espaço suficiente para que o animal possa brincar correr e circular com desenvoltura.

Limpeza da casa – animais pequenos gostam de construir ninhos e remexer o solo, por vezes cobrindo-se com ele. Forre o fundo da gaiola com raspas de madeira apropriadas para este fim, a venda em Pet shops. Use forrações sem aditivos e preservativos químicos e poeiras. O óleo de cedro contido nas raspas age como um repelente natural de parasitas nocivos. Limpe a forração a cada dois dias, removendo as impurezas. Uma vez por semana, substitua integralmente tudo e limpe o fundo propriamente dito.

Nutrição – pequenos animais alimentam-se basicamente das mesmas coisas, mas tem necessidades nutricionais especificas o que impõe a orientação de um veterinário para garantir a ingestão correta de vitaminas e sais minerais. É comum a ‘estocagem’ de comida. Assim sendo certifique-se de que todos os alimentos frescos tenham sido consumidos e não foram escondidos, para que não se estraguem. Disponibilize água em garrafinhas apropriadas para que não se contamine com detritos e troque-a diariamente.

Brinquedos – Os dentes incisivos de pequenos roedores crescem continuamente e precisam ser gastos, o que impõe a compra de brinquedos apropriados para este fim. Hamsters e ratinhos gostam de correr e brincar. Há túneis plásticos, bolas e rodas que permitem que se exercitem e com isso divirtam os que os apreciam. Quanto mais diversificada a ocupação do bichinho, mais feliz ele se sentirá.

Manuseio – de um tempo para que seu bichinho se adapte ao novo ambiente e a você antes de manuseá-lo. A maioria destes pequenos animais de estimação pode ser suspensa pela pele do dorso, próxima ao pescoço, mas certifique-se de qual o melhor modo de pegá-los, com quem entenda. Nunca suspenda um coelho pelas orelhas nem pegue animais pela cauda. Eles se movimentam muito rapidamente e podem sumir em segundos.

Convivência – alguns animais preferem viver em grupo, outros sozinhos. Informe-se sobre os hábitos de vida do que escolheu. Lembre-se que a menos que queira aumentar a criação, não mantenha machos e fêmeas juntos.

Trato – porquinhos da Índia e coelhinhos podem ser lavados com shampoos para bebês. Seque o bichinho rapidamente, para que não se resfrie e cuidado com a temperatura do secador. Escovas próprias para gatos servem para escovar animais pequenos. Preste atenção na existência de pulgas e outros parasitas. Não use nenhum tipo de inseticida sem a orientação de um profissional especializado da área. Chinchilas gostam de tomar banho com talcos próprios, que deixam o pelo sequinho e lustroso.

Leia e informe-se o máximo que puder a respeito do seu novo amiguinho e garanta que ele tenha uma vida feliz a seu lado, proporcionando-lhe diversão e companhia por muito tempo. Caso você não possa mais se dedicar a ele, jamais o abandone a própria sorte. Encaminhe-o para adoção ou procure alguém disposto a assumir os cuidados com ele. Um bicho acostumado a ser tratado no cativeiro, não tem condições de sobrevivência se for deixada a própria sorte e por certo morrerá de inanição. A posse responsável é o passo mais importante na aquisição de qualquer animal. Faça sempre sua parte e fique em paz com sua consciência. 

Foto: Divulgação

 

Comentário 1

  • Eloiza25/08/2014 em 16:52

    Gostaria de saber, como exterminar pulgas?

    Bjs

  • Adicionar comentário