Alzira Louro

 

Bailarina amadora durante vinte anos, formada em licenciatura plena em Educação Física pela USP, cursos com foco na qualidade de vida para a 3º Idade, mãe de dois filhotes e apaixonada pela família e trabalho.

 

AV- Como você visualiza seu futuro profissional?

AL – Visualizo para o meu futuro profissional trabalhar cada vez mais com o foco na qualidade de vida, pois é o que acredito ser o principal, os outros ganhos vem de brinde, como a estética e a beleza, o sucesso nas áreas da vida pessoal, porque uma pessoa com qualidade de vida transmite alegria, segurança e beleza.

AV – Como você administra sua vida pessoal e profissional?

AL – Às vezes fico sobrecarregada, mas acho que é o caminho natural das coisas, e também tenho um ponto a meu favor sou muito agitada, tagarela e dinâmica, ou seja, sou muito extrovertida.

AV – Qual sua força motriz?

AL – Minha força motriz é gostar muito do que faço e ver o resultado e satisfação dos meus alunos.

AV -Se lhe fosse permitido, o que mudaria em seu passado?

AL – Eu teria esperado um pouco mais para dar prioridade a minha vida pessoal e teria investido mais na minha vida profissional, como por exemplo, estudar fora do país; mas acho que nunca é tarde…

AV – Qual o envolvimento do seu trabalho com a terceira idade?

AL – Existem dois tipos de trabalho inicial comigo: o primeiro é quando o aluno encara com naturalidade esta fase e ainda não deixou se abater, nestes casos o meu foco principal é predominantemente a atividade física; já no segundo caso o aluno chega psicologicamente abalado por esta transição na vida e então meu foco principal no início é ajudá-lo a recuperar a auto-estima. Acredito ser o caminho natural, não dá para ser feliz se faltar um dos dois.

AV – O que se deve fazer para chegar bem à terceira idade?

AL – Se possível, sempre fazer o que gosta procurando equilibrar o corpo e a mente, mas se não der, foque em uma situação assim na sua vida e as demais encare como fases a serem vencidas que depois tudo melhora!

AV – Nesta etapa da vida, Corpo e Mente caminham juntos?

AL – Nesta etapa da vida normalmente elas vêm juntas pois, não dá para dicotomizar o corpo da mente. Então cabe ao profissional de Educação Física avaliar no momento inicial o que está mais abalado, o emocional ou o físico e trabalhar com ênfase neste setor. Mas vale a dica: se você sempre cuidar da sua qualidade de vida com certeza não terá que passar por isso, ou então a passagem será muito mais branda.

AV – Como trabalhar a depressão nesta fase?

AL – Já é uma verdade aceita: o exercício é a maneira mais eficaz de prevenir ou auxiliar no tratamento de determinadas doenças; com a depressão não é diferente, quando realizamos o exercício desencadeamos no organismo várias alterações fisiológicas que contribuem para a sua melhora.

AV – Você acredita em paixão?

AL – Paixão talvez, mas no Amor com certeza!

AV – Quais suas grandes paixões na vida?

AL – Dançar e viajar.

AV – Quais os ritmos musicais que mais lhe agradam?

AL – Gosto muito dos ritmos que considero mais dançantes: Black music, samba de raiz, ritmos caribenhos, rock e pop. O que não dá para encarar: música eletrônica (estou ferrada, pois tenho dois filhos adolescentes).

AV – Qual sua cor predileta?

AL – Difícil essa adoro cores! O vermelho, mas adoro roxo e azul.

AV – Colocar em ordem de preferência: perfumes, vestidos, bolsas, sapatos, jóias, cremes etc.

AL – Vestidos, jóias/bijuterias, cremes, perfumes, sapatos e com certeza as bolsas por último, só tenho duas,  uma eu comprei e a outra ganhei de uma grande amiga.

AV – Um conselho, um epitáfio…

AL – Sempre aproveitar alguma coisa boa da situação ruim!

 

Comentários 3

  • SIZUKO NAKAYAMA26/06/2012 em 02:14

    “Fessora quem manda na minha aula sou eu”
    Muito obrigada por tudo o que você tem feito para mim.
    Você é uma profissional admirável!
    Amo muito você
    Beijos

  • Anna Canedo15/05/2012 em 18:26

    Teacher, eu tambem te dou nota 1000!!!! Alem de excelente profissional, e super alto astral, uma dilicia de se conviver. Super bjs Anna

  • renata de camargo menezes05/05/2012 em 18:35

    Zizi, você fez toda a diferença em minha vida! Que grande profissional. E mais que profissional, que grande amiga!!!!! Renata.

  • Adicionar comentário