In your face

O MUSEU DE ARTE BRASILEIRA DA FAAP (MAB – FAAP) EXPÕE TRABALHOS DO INFLUENTE FOTÓGRAFO MARIO TESTINO

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Colaborador assíduo das páginas desta Vogue, Mario traz para cá 122 fotografias que selecionou dentre os muitos cliques que fez ao longo de sua carreira, entre fotos com apelo fashion (vide a hipnotizante imagem da veterana modelo da Estônia Carmen Kass, feita para a revista Allure em 2009 e outras de nomes mais conhecidos – ele é, afinal, um dos maiores portrait makers de celebridades e personalidades de nossa atualidade, com o casal formado por Princípe William e a Duquesa de Cambridge Kate Middleton entre os mais recentes adeptos de sua envolvente fotografia, capaz de revelar frações de intimidade até mesmo em situações oficiais.

Reconhecido com um OBE (Officer of the Most Excellent Order of the British Empire) em janeiro deste ano, o fotógrafo mantém relação estreita com o Reino Unido para além da família Real. Na Burberry, por exemplo (tradicional marca britânica e parceira da mostra), ele mantém seu nome nos créditos de foto das campanhas desde 1996. A mais recente delas, lançada nesta última terça-feira (10.06), inclui um casting estrelado por Cara Delevingne, Suki Waterhouse, Malaika Firth, Callum Ball, Tarun Nijjer e Oli Green, todos rostos fresh transformados em personas de uma nova cool britanniaatravés de suas lentes.

A mostra In Your Face – primeiramente exibida no Fine Arts Museum de Boston em 2012 e no Museo de Arte Latino Americano de Buenos Aires (MALBA) em 2014 – é uma visão íntima e provocativa dos diferentes aspectos do trabalho de Testino. Expõe várias de suas fotos mais ousadas ​​e audaciosas, dando ao espectador uma visão privilegiada de seu mundo em 122 imagens selecionadas pessoalmente por ele.

A seleção de obras representa a ideia de uma coleção permanente tirada de um museu, onde diferentes artistas e gêneros estão expostos em conjunto. A gama completa de obras da carreira do fotógrafo Mario Testino é apresentada na exposição, sem que um único estilo prevaleça sobre o outro, criando contrastes e contradições provocativas.

Testino estabeleceu a ordem das obras, posicionando retratos formais com íntimos snapshots(fotos instantâneas), nus com fotografias de moda, preto e branco com cor, imagens emolduradas com gravuras fixadas diretamente nas paredes.

Seu estilo único e habilidade intuitiva em capturar momentos criando conexões emocionais fizeram de Mario Testino um dos mais conhecidos fotógrafos do mundo. In Your Face reúne obras que combinam elementos-chave da cultura contemporânea, convidando o visitante a entrar em um mundo esteticamente belo, de glamour, sensualidade e sofisticação.

Foto: Divulgação

 

Exposição Mario Testino: “In Your Face”
De 29 de agosto a 12 de outubro
Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado – (MAB – FAAP).

 

Adicionar comentário