A revolução da dieta

 

GOTINHA MÁGICA-A REVOLUÇÃO DA DIETA: O HORMÔNIO IRISINA

Começa a maior revolução para tratamento de obesidade, a partir de um hormônio chamado IRISINA. Indo muito além dos anorexígenos, que se limita a dar sensação de saciedade, inibindo a fome, este composto  aumenta a velocidade de funcionamento do corpo, a queima de gorduras, independente de exercícios físicos ou alimentação.

Foto: Divulgação

As experiências foram feitas por Bruce Spiegelman, médico da Universidade de Harvard, com camundongos e publicadas nas revistas científicas Nature e Cell. Durante 21 dias,  cobaias foram induzidas a correr sobre rodinhas, como se estivessem caminhando rapidamente numa esteira ergométrica. A partir do 21o. dia, elas começaram a produzir um hormônio, a irisina, que passou a ativar a termogenese de células gordurosas.

Reproduzida em laboratório a versão sintética dessa substância foi introduzida em camundongos obesos e inativos, com dietas hipercalóricas. Depois de dez dias, esses animais haviam perdido 2% do peso corporal o que significa, em humanos, quatro quilos em seis meses!

A irisina provoca nas células de gordura o aumento da produção de uma enzima chamada UCPI. Como conseqüência, ocorre uma alteração na estrutura química celular que perde a capacidade de armazenar gordura e passa a queimá-la, sob a forma de calor.

Estas células alteradas recebem o nome de células bege por terem absorvido ferro durante o processo de termogenese e, em conseqüência, escurecido,  enquanto que as estruturas gordurosas que não passaram por esse processo permanecem mais claras, brancas. As células beges possuem vinte vezes mais mitocôndrias – mini usinas de energia localizadas em seu  interior  – que as adiposas normais.

Foto: Divulgação

 

Com o hormônio produzido pelo exercício físico, as mitocôndrias são ativadas. Cessado o estímulo, passam novamente à função de estocagem de gordura. A irisina, portanto, é a ginástica via oral, em gotas ou cápsulas! Se a maioria das pessoas tende a não fazer exercícios, imaginem com o advento desse medicamento o que vai ser!  Ver para crer!

 

Comentários 5

  • neliane18/07/2014 em 20:52

    Por favor, quero saber o preço e onde encontrar ?

  • Ana Maria Ferreira13/08/2013 em 02:02

    Gostaria de obter maiores informações sobre o hormônio irisina.

    Desde já agradecida

    Ana Maria

  • helena beatriz10/06/2013 em 20:53

    Gostaria de saber onde posso encontrar o hormônio Irisina, e o preço dele. Atenciosamente,

  • weldmam21/05/2013 em 15:23

    BOA TARDE,TAMBÉM GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRAR O HORMÔNIO IRISINA E O PREÇO DESDE MUITO OBRIGADA WELDMAM

  • Bernadete06/05/2013 em 20:04

    Gostaria de saber onde posso encontrar o hormônio Irisina, e o preço dele. Atenciosamente,
    Bernadete.

  • Adicionar comentário