8º Festival de Música de Santa Catarina

Verão catarinense nos acordes da música clássica com estrelas internacionais 

8ª edição do Festival de Música de Santa Catarina acontece de 20 de janeiro a 2 de fevereiro reunindo personalidades artísticas renomadas mundialmente e estudantes de vários países.

Mais uma vez Santa Catarina volta a se transformar no maior palco de música erudita do Brasil de 20 de janeiro a 2 de fevereiro.

Localizada próximo ao litoral Norte do Estado, a pequena cidade de Jaraguá do Sul atrai todos os anos uma multidão de entusiastas para o evento que já é considerado o maior festival-escola de música clássica da América Latina.

São cerca de 600 participantes entre jovens músicos, professores e regentes que estão se preparando para uma verdadeira maratona musical nos mais de 200 concertos que integram o evento. Em 14 dias, os participantes se dedicam a 30 mil horas de aula concentradas nos mais de três mil ensaios.

Além do foco pedagógico, o Femusc também brilha no quesito comunidade. Com a proposta de disseminar a música clássica para a população, as apresentações são gratuitas e realizadas em diversos locais, sendo o palco principal o grande teatro da Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul, Scar. Uma oportunidade para toda família e amigos prestigiarem grandes obras internacionais de graça.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Entre as atrações da edição 2013 estão a maestrina inglesa Catherine Larsen-Maguire; o violinista canadense Charles Stegeman, o solista de trompete da Orquestra Sinfônica de Montreal, Paul Merkelo, e os pianistas brasileiros Ricardo Castro, Alexandre Dossin e Fany Solter. Além dos violinistas da Filarmônica de Berlin: Simon Bernardini e Leon Spierer, e o violinista e pedagogo cubano que por 30 anos foi spalla da Orquestra Sinfônica de Pittsburgh, Andrés Cárdenes. Enfim, a lista de celebridades é enorme, assim como a complexidade das obras apresentadas. Mas é em Jaraguá do Sul que o erudito pode se tornar acessível, deixando o público apenas se levar pela música de mestres ancestrais da humanidade.

Alex Klein – maestro, pedagogo e solista de oboé – BRASIL

O Femusc foi criado e é dirigido pelo músico brasileiro Alex Klein, que atualmente além de dirigir a Orquestra Sinfônica da Paraíba, também atua como maestro adjunto do Festival de Música de Saint Berthelemy, nas Antilhas Francesas. Nome consagrado no circuito mundial da música erudita, Klein é maestro, pedagogo e solista de oboé no Brasil, China, EUA, França, Japão, México, Panamá e Portugal. Nasceu em Porto Alegre, cresceu em Curitiba e cursou parte de seus estudos universitários em São Paulo. Entre 2001 e 2005, dirigiu a Oficina de Música de Curitiba, elevando este evento regional ao patamar de referência obrigatória no Brasil e América LatinaAlex Klein é detentor de vários prêmios internacionais e, até hoje, o único músico brasileiro a conquistar um Prêmio Grammy individual na música erudita, fora quatro prêmios em conjunto do Grammy, considerado o maior reconhecimento musical do mundo.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Serviço

O quê: 8º Festival de Música de Santa Catarina

Quando: de 20 de janeiro a 2 de fevereiro de 2013

Onde: Centro Cultural da SCAR – Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul (SC)

Horários das principais apresentações diárias: 19h no Pequeno Teatro e 20h30 no Grande Teatro/Todos os concertos são abertos ao público e têm entrada franca.

 

Adicionar comentário